sábado, 6 de setembro de 2008

NO TEATRO



Olga Nenevê e Eduardo Giacominni em divulgação do espetáculo PASSOS da Obragem - Teatro e Cia


(foto de Elenize Dezgeniski)




Há muito que o teatro deixou de ser somente uma arena apresentando idéias frenéticas para uma elite cultural. O que podemos observar nos nossos dias é que o teatro pode ser tanto um lugar de entretenimento quanto um lugar para reflexão sobre a vida e a arte.
A produção teatral curitibana nos apresenta espetáculos de alto nível, seja em pesquisa, em produção ou simplesmente como diversão. Várias companhias, diretores, atores e produtores vêm apresentando, em propostas diversas, espetáculos com refinamento e acabamento mais que profissionais. E, claro, há também produções que não merecem nossa presença, mas como em tudo na vida há sempre os bons e os péssimos, viramos a página.
O olhar atento e treinado de qualquer espectador que criou o hábito de freqüentar espetáculos pode escolher qual a estética teatral que melhor lhe cabe no final de semana. Existem inúmeras produções locais por preços ótimos, por menos que um ingresso para o cinema, por exemplo.
No teatro contemporâneo, ao contrário do cinema, não procuramos mais uma identificação com os personagens, mas nos comovemos com as opções e soluções que os atores e atrizes nos apresentam a cada espetáculo. O espectador de teatro não busca mais emocionar-se com a história, ou seja, com a dramaturgia, coisa tão comum no cinema e na TV, mas busca ser tocado, via razão ou emoção, com a linguagem cênica proposta.
Quando vou ao teatro, fato que se repete semanalmente e cada vez mais, espero encontrar trabalhos bem feitos que possam, de alguma forma, se comunicar comigo e pronto. Não exijo linguagens, exijo qualidade. No entanto, não está difícil encontrar bons trabalhos em cartaz nas dezenas de espaços oferecidos em Curitiba.
São poucas as ofertas que me fazem desistir da opção de ver um espetáculo antes de sair para jantar nos finais de semana. Sempre vou ao teatro. Entre dramas, comédias, teatro-físico, teatro dança e todas as demais linhas do teatro contemporâneo, acabo sempre enriquecendo meu repertório pessoal e alimentando minha alma com novos rumos para a próxima semana que inevitavelmente virá: trabalhos, reuniões, clientes e todos os demais compromissos dessa nossa vida corrida.
Posso citar e falar sobre vários nomes que vem desenvolvendo um importante trabalho em teatro na nossa cidade e pretendo fazer disso uma prática constante nas próximas edições desta coluna neste jornal. Pretendo fazer das reflexões, críticas, dicas e entrevistas, uma prática constante neste Blog.
Salve o teatro! Salve todos os profissionais e artistas que se dedicam à tão sublime arte da comunicação.

Nenhum comentário: