sábado, 6 de setembro de 2008

O CORPO E A ROUPA

(Dress, Issey Miyake, década de 80 - foto arquivo)



O corpo humano é um veículo de significação primordial, nosso principal meio de interação no contexto sociocultural. O corpo é o principal canal de materialização das nossas idéias e o responsável pelas conexões com o mundo habitado, real ou inventado, pois informa e processa uma série de significações.

Nosso corpo biológico é constantemente modificado e transformado pela chamada "segunda pele", ou seja, o traje. Entre várias possibilidades de transformações no corpo (plásticas, tatuagens, implantes, etc.), o vestuário é a forma mais direta e imediata na estruturação de nosso discurso pessoal, entendendo esse discurso como nossa própria comunicação visual.

Há muito, desde a antiguidade até o nosso século, que o traje vem sendo uma ferramenta de remodelação do corpo natural, valorizando-o ou impondo-lhe novos padrões de beleza. Cinturas foram valorizadas, troncos foram alongados, silhuetas foram escondidas em determinados períodos e valorizadas em outros.

O corpo foi sempre articulado pelo traje, codificando culturas diferentes, períodos distintos e mensagens significantes.

Nenhum comentário: