segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TEATRO EM BALANÇO

(foto divulgação)


Final de ano, época de descansar e fazer balanço da jornada que passou.

O ano de 2008 foi bastante produtivo para os profissionais de teatro em Curitiba. Os teatros foram equipados, novos espaços inaugurados e o início de um movimento de grupo promete ganhar espaço. Na pesquisa também tivemos ganhos, editais favoreceram o trabalho de grupo. Que assim continue, que o teatro cresça e ganhe espaço.

Tivemos grandes espetáculos. Grandes promessas de uma cena mais estruturada para 2009.

Acabo de concluir o curso de Bacharelado em artes cênicas da FAP - Faculdade de Artes do Paraná. Acabo de concluir uma jornada bastante vitoriosa. Fiz grandes amigos, realizei grandes trabalhos e renovei o repertório. Esse era um grande sonho que agora se completa. E então sou um ex-aluno da FAP e só tenho coisas boas pra dizer da instituição. Aproveitei demais o curso, aproveitei demais tudo o que o corpo docente podia oferecer. Existem grandes profissionais lecionando na Faculdade, professores completamente comprometidos com a educação e com a arte. Claro, os problemas existem como em qualquer outra instituição pública ou privada. No final o saldo é bastante positivo.

Nesse último final de semana, recebi em minha casa Olga Nenevê e Eduardo Giacomini, membros e fundadores da Obragem Teatro e Cia. Generosos, o casal me concedeu uma deliciosa entrevista que resultará em um texto que publicarei em breve. Sou fã incondicional da Obragem, foi a primeira companhia que me identifiquei quando cheguei em Curitiba a quatro anos atras para iniciar a FAP. Sempre fomos amigos. Agora, depois de terminar a graduação, tive o prazer de entrevistá-los formalmente. Foi uma delícia, são uns queridos e super talentosos.

É bom poder fazer o que se gosta e estar sempre perto de pessoas amigas.

É bom poder acordar todo dia e me lembrar que o teatro é a minha profissão.

E, sobretudo, é bom poder também dizer isso a vocês.

O Blog Figurino e Cena continuará no próximo ano apresentando críticas, entrevistas, opiniões e notícias.

Obrigado pelas visitas. Voltem sempre!

Paulo Vinícius.

2 comentários:

Kim disse...

BACANA ESSE ASTRAL. CONCORDO COM O CRESCIMENTO TÉCNICO DOS TEATROS EM CURITIBA. ESSA CIDADE É REALMENTE MARAVILHOSA.
LEGAL O SEU BLOG, GOSTO BASTANTE DAS POSTAGENS. SUCESSO NOS TRABALHOS E PARABÉNS DE NOVO.

Figurino e Cena disse...

Obrigado Kim! Valeu pelo carinho.
Que 2009 seja também um ano bastante produtivo.
Grande abraço.