sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Vertigem" no MON - OS GÊMEOS


(fragmento do mural que abre a exposição Vertigem no MON)


Exposta em várias cidades do mundo, a arte dos artistas visuais brasileiros Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo, conhecidos como Os Gêmeos, é uma magnífica representação da arte contemporânea na atualidade. Das ruas de São Paulo às ruas e galerias de várias cidades do mundo, a obra desses irmãos tem encantado iniciados e leigos por onde é exibida.
O conteúdo lúdico e onírico das obras, somado à explosão e à composição de cores saturadas, resulta em provocações sociais para repensar a realidade brasileira. A produção é vasta e divide-se em grafites que interferem no cotidiano urbano dos grandes centros e em exposições nas galerias mais importantes do mundo. Gigantes são pintados nos edifícios, telas são confeccionadas e inspiradas nas pessoas simples das cidades do interior. Há também as instalações que provocam os sentidos do público, assim como os objetos que compõem a estética das exibições.



(interior da exposição O Peixe que comia estrelas cadentes na galeria Fortes Vilaça em São Paulo - 2006)

(fragmento da instalação Os Músicos)


A arte dos irmãos Pandolfo é extremamente bem acabada, resultantes de um trabalho minucioso e rico em detalhes. Uma composição sensacional de cores valoriza os temas e personagens que, através da ficção, repensam os seres humanos que habitam o planeta. Interessantes criaturas amarelas, extremamente criativas, tornam-se personagens recorrentes na retrospectiva de todas as obras criadas a partir da década de 80, década onde se inicia a evolução da técnica e do processo criativo d´OS GÊMEOS.
Curitiba recebe até 1º de fevereiro, no museu Oscar Niemeyer, a exposição VERTIGEM, criada exclusivamente para o MON. A riqueza dos detalhes e temas das obras compõem, sobretudo, uma importante fonte de inspiração para os artistas contemporâneos que, como eu, sempre estão ávidos por novas imagens, discursos e provocações. A visitação é imperdível, assim como a apreciação do catálogo da exposição, pois apresenta uma verdadeira explosão de imagens e conceitos através da coletânea e do registro de várias obras desses irmãos.


(Fachada do Kelburn Castle na Escócia - 2007)



(Gigante - Volos - Grécia - 2002)

Se perder, depois não vai dizer que eu não avisei.
Abra bem seus olhos e libere seus sentidos.
Mergulhe nessa realidade inventada.
Seja feliz!


(Maiores informações pelo telefone do MON: (041) 3350-4400)


2 comentários:

Melissa disse...

Vi essa esposição no Mon e também fiquei encantada! O trabalho deles é realmente o máximo. Adorei! Parabéns pelo texto!

Figurino e Cena disse...

Melissa, se tiver a oportunidade, veja o catálogo da MON sobre Os Gêmios, traz uma panorãmica da carreira dos artistas. Vale a pena!
Beijo pra você.