domingo, 28 de fevereiro de 2010

UM HOMEM SEM MEMÓRIA

(O ator Luiz Bertazzo durante a performance que tem por objetivo coletar as memórias alheias)


O HOMEM PIANO – UMA INSTALAÇÃO PARA A MEMÓRIA é o novo trabalho da Ciasenhas de teatro. Premiado com o Miriam Muniz da FUNARTE, o espetáculo está em fase de produção.
Já começaram as performances onde o ator Luiz Bertazzo, sustentado pelo equipamento desenvolvido por Ary Giordani, coleta as memórias, doadas anonimamente pelas pessoas, nas ações realizadas em praças e outros espaços públicos da cidade.
O espaço das performances foi criado coletivamente pela diretora Sueli Araujo, por mim (que assinarei o cenário do espetáculo) e pela figurinista e pesquisadora Amábilis de Jesus (responsável pelo figurino e consultoria de espaço).
HOMEM PIANO se desenvolve a partir do conceito de Instalação, proveniente das artes visuais. É a continuação do trabalho iniciado no projeto Narrativas Urbanas de 2008 e quem explica melhor a trajetória desenvolvida até aqui é o próprio ator Luiz Bertazzo: “Em 2008 a Cia senhas de Teatro estava realizando o projeto Narrativas Urbanas - interferências e contaminações. Provocados a encontrar um fato espetacularizado pela mídia, os atores foram atrás de suas notícias, eu então me deparei com este Homem encharcado, sem nenhuma identificação, sem nenhum documento, sem nenhuma memória, mas que se revelou um exímio pianista, assim se resume a história do "Homem Piano"(como foi apelidado pela mídia). Dentro desta narrativa minha busca incessante pelos silêncios deste homem sem memórias, me fez em 2009 correr para a sede da Cia. afim de me apresentar em um pequeno monólogo para a XVI Mostra de Teatro da FAP (Faculdade de Artes do Paraná)”.
Nesta nova fase do trabalho, como justificaria o próprio conceito de instalação, o público será um fator determinante para o desenrolar dos acontecimentos. As apresentações acontecerão na própria sede da Ciasenhas que será totalmente preparada e ambientada para o evento. A data prevista para a estréia é o final do mês de abril.
É com muito orgulho que integro a equipe de criação e posso concretizar o antigo desejo de trabalhar com o Bertazzo, meu amigo querido e talentoso, com a amiga Amábilis, minha sempre professora, e com toda a competente equipe da Ciasenhas de teatro que sempre admirei muito e que já falei algumas vezes aqui no blog. Além dos artistas já citados, compões ainda a equipe Márcia Moraes e Fábia Regina.
Para quem quiser acompanhar o desenvolvimento do HOMEM PIANO, é só ficar conectado no blog HTTP://homempiano.blogspot.com/ . Além das informações sobre o projeto, o blog publica os depoimentos do ator sobre a experiência de coletar as memórias alheias.
Por enquanto, a gente poderá se encontrar em qualquer espaço público da cidade e a qualquer hora do dia.
Até lá.

Nenhum comentário: