segunda-feira, 15 de março de 2010

FIGURINO E CENA EM CAMPO GRANDE / MS


Dando continuação ao projeto de Oficinas de Criação Teatral, estive na última semana em Campo Grande / MS ministrando a oficina Figurino Cênico. O objetivo central da oficina foi apresentar os diversos processos de construção do figurino na cena contemporânea. O conteúdo prático visou o desenho de croquis, o figurino em espuma e a customização.
A oficina foi promovida pelo projeto INTERAÇÃO, realizado pela Fundação de Cultura de MS. O objetivo do projeto, que se estende até o final do semestre, é investir na capacitação dos artistas locais para que os conteúdos possam ser transmitidos e multiplicados por todo o Estado. A turma de alunos foi formada por 32 alunos, artistas das diversas áreas das artes cênicas, artes visuais e da dança. Os artistas, que foram previamente selecionados por afinidades de currículo, surpreenderam todas as expectativas com relação ao conteúdo ministrado na oficina de figurino.
Para mim foi um grande prazer estar durante os cinco dias em contato com uma turma tão bacana e dedicada. Sempre fico muito feliz em poder transmitir os conhecimentos adquiridos na duração de minha carreira e poder contribuir nesta área ainda tão carente de publicações e informações técnicas que é o figurino cênico.
Agradeço também a equipe de coordenadores da Fundação de Cultura por todo profissionalismo, carinho e dedicação ao me receber tão bem nesta primeira ida a cidade de Campo Grande. Entre todos profissionais envolvidos, agradeço especialmente o carinho, a atenção e a companhia de Lidiane Lima, Bia Marques, Márcio Veiga, Pietro Falcão e Renderson Valentim.
Bacana foi também saber que a produção cultural está em profundo crescimento no MS. Alguns projetos culturais do Estado, como os Pontos de Cultura, são iniciativas importantes para o desenvolvimento cultural e artístico do Estado.
Até o final do primeiro semestre de 2010, artistas e profissionais de diferentes áreas do teatro, da dança, do circo, da música e das artes visuais estarão contribuindo pra a realização do projeto INTERAÇÃO.
Vida longa e multiplicação ao INTERAÇÃO e muita sucesso aos artistas de Campo Grande e de todo Estado do MS.
Obrigado pela parceria.
.
Maiores informações sobre as oficinas do Figurino e Cena visite: http://oficinasdecriacaoteatral.blogspot.com/

Nenhum comentário: