domingo, 29 de abril de 2012

VIGOR MORTIS: Companhia de teatro curitibana faz 15 anos e comemora com espetáculo homenageando José Mojica Marins.


Paulo Biscaia Filho comanda há 15 anos uma das principais companhias de teatro em Curitiba, a Vigor Mortis - Vídeo, Stage e Words, que neste ano de 2012 completa 15 anos de atividades desde o seu surgimento.
A companhia foi fundada em 1997 com o espetáculo PEEP, ATRAVÉS DOS OLHOS DE UM SERIAL KILLER, de lá para cá vieram DCVXVI – EIS O FILHO DA LUZ (em 1999) , MOBY DICK E AHAB NA TERRA DO SOL (2004), MORGUE STORY – SANGUE, BAIACU E QUADRINHOS (também em 2004), SNUFF GAMES (Outubro de 2004), GRAPHIC (2005), PINCÉIS E FACAS (2006), DIMENSÃO DESCONHECIDA (também em 2006 em parceria com o grupo Antropofocus), GAROTAS VAMPIRAS NUNCA BEBEM VINHO (2007), HITCHCOCK BLONDE (2008) e SANTA E DOMÊNICA (Também em 2008). No ano de 2009 a companhia faz a peça NERVO CRANIANO ZERO (que depois virou filme em 2011) e MANSON SUPERSTAR. Em 2010 estreia os PEEP SHOWS, peças curtas baseadas no cinema de horror francês e THE FORSAKEN . Em 2011 é a vez de OS CATECISMOS SEGUNDO CARLOS ZÉFIRO e SEANCE, AS ALGEMAS DE HOUDINI.

O espetáculo de comemoração dos 15 anos é À MEIA NOITE LEVAREI TEU CADÁVER, uma homenagem da companhia para o diretor de cinema José Mojica Marins, criador do personagem Zé do Caixão, criatura que, segundo Paulo Biscaia, “ele não fez folclore brasileiro, ele é o folclore brasileiro”. Em cena está o ator Leandro Daniel Colombo interpretando Gregório General, um cineasta pressionado pelo seu produtor para desenvolver projetos de cinema. Atormentado, ele encontra com o Mojica numa situação bastante engraçada e a partir daí desencadeia uma série de acontecimentos, chegando até ter seu cérebro totalmente possuído pelo Zé do Caixão e cometer loucuras e atrocidades no melhor bom humor já característico da companhia. Contracenam com Leandro Daniel, em vídeos projeções, o ator Luiz Bertazzo, as atrizes Carolina Fauquemont e Íria Braga e o próprio Mojica Marins numa participação super especial.

À MEIA NOITE LEVAREI TEU CADÁVER fica em cartaz no TUC (Teatro Universitário de Curitiba) até 13 de Maio, sempre de quarta à domingo em duas sessões, as 19h e 21h, com entrada franca. A capacidade do teatro é para 70 pessoas e a bilheteria abre sempre uma hora antes do início de cada espetáculo.
EQUIPE:


Texto: PAULO BISCAIA FILHO e LEANDRO DANIEL COLOMBO
Direção e Vídeos: PAULO BISCAIA FILHO
Elenco: LEANDRO DANIEL COLOMBO, CAROLINA FAUQUEMONT, IRIA BRAGA, LUIZ BERTAZZO.
Participação especial: JOSÉ MOJICA MARINS
Direção de Produção: MARCO NOVACK
Cenário e Figurino: PAULO VINÍCIUS
Iluminação: WAGNER CORRÊA
Sonoplastia: PAULO BISCAIA FILHO
Maquiagem: MARCELINO DE MIRANDA
Ass. de figurino: DAY BERNARDINI
Ass. de Produção: NIKA BRAUN
Cenotécnico: BIRA PAES
Operador de Luz: ÉRICA MITIKO e ALEX MARQUES
Operador de som e vídeos: EUGENIA CASTELLO
Ilustração: ZANSKY
Design: FABIANO VIANNA
Fotografia: MARCO NOVACK
Realização: VIGOR MORTIS VIDEO STAGE AND WORDS

Nenhum comentário: