domingo, 20 de janeiro de 2013

Especialização em cenografia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná


 
          Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso de Especialização em Cenografia da UTFPR. O objetivo principal é oferecer um curso especializado para a formação e o aprimoramento profissional voltados à criação cenográfica, abordando questões de linguagem teatral, arquitetura, design e artes visuais, permeados por reflexões que fundamentem os processos criativos e artísticos. O curso visa também ao desenvolvimento de artigos científicos em temas relacionados à cenografia e ao espaço teatral.
           O curso oferece 33 vagas e terá carga horária total de 470 horas/aula. As inscrições ficam abertas até o dia 31/03/2013. Aos alunos formandos serão concedidos o Título de Especialista em Cenografia. Alguns temas abordados nas disciplinas são:
-  Características da arquitetura cênica. Espaços abertos, fechados, a rua. Modificações do espaço teatral no século XX. Espaço cênico e lugar teatral. Dimensões estruturais do espaço no teatro. Tipologias espaciais. Introdução à história do teatro.
- Contextos culturais e a constituição dos lugares teatrais. Organizações sociais e econômicas como determinadoras do teatro. Relações entre ética e estética na escolha do espaço teatral.
- O teatro no final do século XIX e o movimento de modernização da cena ocidental. Direção x encenação. As vanguardas teatrais. Tendências do teatro contemporâneo.
- Principais manifestações artísticas e suas relações com o espaço, da Pré-história ao contexto contemporâneo. Pintura e representação do espaço. Escultura e espaço de apresentação. Happening, Performance, Instalação: Espaço e Tempo. Novas mídias e o espaço virtual.
- Da “Arte Total” às dissoluções das fronteiras artísticas. Questões para a formação do artista na atualidade.
- Simbologia e imaginário da arquitetura e da urbanidade. Dramaturgia do espaço. Teatro ambiental.
- Composição, conceitos e aplicações em cenografia. Uso dos elementos estruturais: Ponto, Linha, Forma e Volume. Elementos intelectuais da composição: Equilíbrio, Proporção, Harmonia, Ritmo, Movimento, Unidade, Repetição Simples e Complexa, Fusão, Composição e Percepção Bi/Tridimensional e a Percepção do Movimento.

- Plantas. Maquetes. Projetos. Registros. Processos de criação em cenografia.

- Estudo de materiais aplicados à cenografia. Materiais estruturais. Materiais de revestimento. Pintura. Modelagem. Processos de criação e confecção.

- Análise dramatúrgica. O texto teatral e a cenografia. Princípios de direção cênica. Direção e cenografia. Interrelação dos elementos cênicos. Processos de criação. Análise dos elementos visuais da encenação.
- O corpo no espaço. Percepção sensível do ambiente. Níveis do corpo e do espaço. O espaço dinâmico. O centro e a periferia. Dinâmica espacial das paixões.  
- Características do texto dramático. Gêneros literários. Gêneros teatrais. Teatro e poesia. O texto teatral na história do teatro. A dramaturgia no teatro grego clássico, no Renascimento, no Romantismo, no Naturalismo. O distanciamento brechtiano. O pós-dramático.
- Cenografia teatral e cenografia aplicada ao design de exposições. Conceituação, caracterização e histórico das exposições. Projetos em design de exposições.
            O corpo docente é formado, entre outros, por Prof. Dr. Ismael Scheffler, Prof. Dr. Walter Lima Torres Neto, Prof. Dr. José da Silva Dias,  Prof. Dr. Antônio Araújo e a Prof(a). Dra. Amábilis de Jesus da Silva.
            O link para acessar o Edital e obter maiores informações é: http://pos.funtefpr.org.br/inscricoes/editais/Edital-712.pdf

Nenhum comentário: